domingo, 23 de setembro de 2018


Você conhece mesmo a ideologia do seu candidato?

Ainda hoje tem gente que se surpreende quando descobre que a ideologia de
Enéas Carneiro e do seu Partido de Reedificação da Ordem Nacional, o Prona,
era o nacionalismo de extrema-direita, conhecido também por Fascismo na Itália, Nazismo na Alemanha e Integralismo no Brasil na década de 1930.


A charge acima publiquei no dia 28 de setembro de 1994 na Folha da Tarde, antecessora do jornal Agora São Paulo.

Enéas era candidato a presidente da República em 1994 e obteve 7,4% dos votos, ficando abaixo somente de Lula, com 27%, e Fernando Henrique, vencedor no primeiro turno com 54,3%.

É um direito democrático do eleitor votar em qualquer candidato. Mas, deve fazê-lo com consciência.


-->
2 – Haddad é comunista?

O PT surgiu em 1980 reunindo intelectuais socialistas, militantes católicos, sindicalistas e correntes socialistas, várias delas de remanescentes de grupos guerrilheiros comunistas da década de 1970. (1)

Comunismo?

Os comunistas na União Soviética, Europa do Leste, China e Cuba tomaram terras, bancos, indústrias e comércios de seus proprietários, transformando-os em propriedade do Estado.

No poder, o PT não confiscou propriedades. Favoreceu com subsídios e isenções as grandes empresas, inclusive grupos transnacionais da indústria automobilística.

O agronegócio teve representantes nos ministérios petistas, entre eles a senadora Kátia Abreu. Afif, ligado à Associação Comercial de SP, foi ministro de Dilma. Skaf, presidente da FIESP, apoiou os governos do PT. Roberto Setúbal, do Itaú, chegou a se pronunciar contra o impeachment de Dilma (2).

Capitalismo de Estado?

Em 2003, Genoino sugeriu que o PT se inspirasse na NEP, a política econômica da URSS de 1921 a 1928, que combinou setores estatal e privado e inspirou as reformas da China a partir de 1978.

Foi com a ajuda do desenvolvimento da China que o Brasil conseguiu aumentar sua taxa de crescimento do PIB para 4% nos governos Lula, mas ainda longe do padrão chinês de então, acima de 10%.

Diferentemente da China, cuja taxa de investimento em infraestrutura é da ordem de 40% do PIB, sendo que 10% do setor público, o Brasil não conseguiu elevar significativamente o investimento público, cuja media no período ficou abaixo de 2%.

Verificou-se um aumento das despesas correntes, como funcionalismo e Previdência, em detrimento do investimento. Na eleição de 2010, já estava dada a crise fiscal que desaguou nos governos Dilma, provocando a recessão de 2014-2016. (3)

Socialdemocracia?

Para alguns autores, o PT era originalmente socialdemocrata. (4)

Diferentemente dos comunistas, a socialdemocracia europeia não confiscou os meios de produção da riqueza. Ela taxou a riqueza produzida. A tributação progressiva serviu para financiar políticas sociais, como educação, saúde e transporte públicos de qualidade.

Mas, no poder, o PT não fez uma reforma tributária progressiva. Promoveu isenções e desonerações para grandes empresas. Também não mexeu nas alíquotas do IR.

Não poderia, pois sua base de apoio no Congresso era predominantemente conservadora. Seus aliados mais fortes foram PMDB, PP (por muito tempo, o partido de Bolsonaro), PR, PTB, PSD e PRB. (5)

Populismo?

Para alguns cientistas políticos, o PT fez populismo de inspiração getulista, mesclando políticas compensatórias, assistencialismo e políticas sociais, sem alterar substancialmente as estruturas causadoras da má distribuição de renda. (6)

Os populistas, de direita e de esquerda, não valorizam a democracia. Talvez isso explique Lula ter se aliado a regimes autoritários como o da Venezuela, o do Irã de Ahmadinejad e o da Rússia de Putin. O líder russo é atualmente principal aliado de Trump, em detrimento de tradicionais aliados democráticos da União Europeia. (7)

E Haddad?

Haddad diz ter sua principal referência teórica a Escola de FranKfurt, de marxistas críticos do comunismo autoritário. Atualmente, o principal nome remanescente da Escola de FranKfurt é o pensador Jürgen Habermas, próximo da socialdemocracia alemã. Talvez aí esteja Haddad.

Mas, ele deu mostras do cacoete petista quando tentou aprovar o aumento do IPTU numa sessão noturna da Câmara, sem maiores debates. (8)

Recentemente, Haddad desautorizou o economista Márcio Pochmann, de visão estatista. Há notícias de que o ex-prefeito tem conversado com economistas liberais como Marcos Lisboa, da equipe econômica da época de Fernando Henrique e de Antônio Palocci. (9)

Haddad promete o pragmatismo de Lula, que nomeou Henrique Meirelles para o Banco Central e impôs a Dilma o economista liberal Joaquim Levy na Fazenda.
Diz-se que Lula usa a máxima de que o poder é como o violino. Toma-se com a esquerda e toca-se com a direita.

ANTERIOR:

1 - Bolsonaro é nazista?

Próximos textos:

3- Ciro é esquerdista?
4- Alckmin é direitista?
5- Marina é comunista?

NOTAS

(1) Segundo Luis Mir, o PT foi organizado pela Igreja Católica, através das Comunidades Eclesiais de Base e das pastorais, entre elas, a Pastoral Operária.
Partido de Deus - Fé , Poder e Política - Luis Mir
O PT combateu o Partido Comunista Brasileiro nos sindicatos, nos movimento sociais, entre a intelectualidade e nas disputas eleitorais. Quando Luiz Carlos Prestes, o maior líder comunista do Brasil, deixou o PCB em 1980, Lula vetou sua filiação ao PT. Os prestistas se filiaram ao PDT de Brizola. O PCB continuou proibido, conquistando sua legalização em 1985, com o fim do regime ditatorial. O PCB apoiou a eleição de Tancredo contra Maluf, o PT não. O PCB participou da Constituinte ao lado do bloco liderado por Ulysses Guimarães e votou pela atual Constituição. O PT votou contrariamente. Em 1992, o PCB se transformou no atual PPS. A partir da década de 1990, os remanescentes dos grupos guerrilheiros predominaram na máquina partidária do PT, em aliança com sindicalistas.
(3) Dilma planeja superávit de 3% para reduzir dívida, Valor Econômico, 13 set. 2010.
(4) Entre outros, Luiz Werneck Vianna:
Os paulistas PT e PSDB
Em 1994, após o colapso do socialismo soviético, o PT abraçou mais nitidamente o reformismo e expulsou tendências comunistas radicais. Tais grupos fundaram o PSTU. Outras alas à esquerda deixaram o PT para fundar o PSOL em 2004.
(5) Partidos como PCdoB e PDT tiveram papel secundário, mesmo porque suas bancadas de deputados eram pequenas. O apoio dos partidos conservadores a Lula foi de mão dupla:
Lula apoia Crivella Governador do Rio
(6) O Estado Novo do PT
(7) Parte da cúpula petista tem suas origens em organizações comunistas que viam a democracia como formalidade. Talvez isto explique o desapreço por instituições importantes da democracia representativa, como os partidos. Para aumentar a força relativa do PT, que tinha menos de 20% do Congresso, Lula incentivou a fragmentação partidária e cooptou parlamentares do partidos da oposição. Como se sabe, o combustível para a manutenção do chamado presidencialismo de coalizão foi o mensalão e o petrolão.
(9) Tido como ambíguo no mercado, Haddad quer moderado na Fazenda.