sábado, 10 de novembro de 2018


100 anos da Proclamação
da República
de Weimar

Há um século, em 9 de novembro de 1918, era proclamada a República na Alemanha e aberto o período histórico conhecido como República de Weimar.

Em fevereiro de 1919, realizou-se eleições à Assembleia Constituinte e em novembro foi promulgada a Constituição de Weimar, a primeira constituição democrática da Europa a estabelecer direitos sociais.

A República de Weimar terminou em março de 1933, quando o parlamento aprovou o ato de plenos poderes para Adolfo Hitler, líder do Partido Nazista nomeado primeiro-ministro em janeiro daquele ano.

Do período, há cinco pontos fundamentais a destacar:

1- O nacionalismo das potências europeias

As consequências nefastas do nacionalismo que havia levado a Europa à I Guerra Mundial. As pesadas reparações exigidas pela França impediram a recuperação da Alemanha.

2- A política social do período

3- A hiperinflação de 1923

A hiperinflação de 1923 chegou em outubro a 29.500%.

Em seis meses a economia alemã foi estabilizada, após o início do Plano Helferich, do economista Hjalmar Schacht. (1)

4- A crise de 1929

A quebra da bolsa de Nova York em 1929, que levou a economia da Alemanha à Grande Depressão, com milhões de desempregados, e abriu as portas para a ascensão do nazismo.

5- A divisão da esquerda alemã

A esquerda alemã dividiu-se em duas alas irreconciliáveis.

De um lado, o moderado Partido Socialdemocrata da Alemanha, defensor de uma democracia parlamentar e de uma aliança com o partidos centristas Centro Católico e o Partido Democrático da Alemanha.

De outro, o radical Partido Comunista da Alemanha, defensor de uma república de conselhos nos moldes da vizinha União Soviética, respeitando-se, segundo líderes como Rosa Luxemburgo, o pluralismo e as liberdades.

Nas eleições de 1932, o SPD e seus aliados não conseguiram alcançar a maioria do parlamento. Precisavam dos comunistas para formar um governo. Sem o apoio do PC, persistiu o impasse. Então, o presidente da República,  o marechal Paul von Hindenburg, nomeiou Hitler primeiro-ministro, pondo fim ao período.

A trágica experiência da República de Weimar é rica em ensinamentos e, creio, deveria ser estudada por todos que amam a liberdade e a democracia. (2)

(1) Esse plano teria ajudado na elaboração do Plano Real, que derrubou a alta inflação brasileira.

(2) A divisão da esquerda mundial em socialdemocratas e comunistas é tema do e-book
Lenin, Martov, a Revolução Russa e o Brasil