sábado, 29 de setembro de 2018


-->
4- Alckmin é direitista?

Geraldo Alckmin  foi eleito vereador em 1972 e prefeito de Pindamonhangaba em 1976 pelo antigo MDB (1), o partido que reunia diferentes correntes democráticas em oposição ao regime ditatorial de 1964. Pelo seu sucessor, o PMDB, elegeu-se deputado estadual em 1982 e constituinte em 1986.

Em 1988, Alckmin  participou da fundação do PSDB, partido formado por socialdemocratas como Fernando Henrique Cardoso, democratas-cristãos como Franco Montoro e liberal-democratas como Afonso Arinos.

Socialdemocracia?

Líderes do PSDB, como FHC e Mário Covas, tiveram papel relevante na Constituinte de 1987, que lançou as bases institucionais do Estado de Direito e de Bem-estar social do Brasil.

Além das liberdades democráticas, a nova Constituição instituiu direitos sociais e estabeleceu a Educação e a Saúde públicas como direito dos cidadãos.

Ela deu poderes de investigação ao Ministério Público, tornando possível operações como a Lava Jato. E também estabeleceu a figura do Projeto de Lei de Iniciativa Popular, pelo qual foi criada a Lei da Ficha Limpa.

O PT votou contra a Carta de 1988 em um erro de avaliação ao considerá-la reacionária.

Social-liberalismo?

No poder, FHC fez uma mescla de liberalismo com socialdemocracia de terceira via. (2) O professor da USP Brasílio Salum Jr. faz uma análise nesses termos sobre os governos de FHC. (3)

Luiz Werneck Vianna considera o PSDB como originalmente de tendência  socialdemocrata. Leandro Konder também coloca os tucanos no campo da socialdemocracia em texto de 2003. (4)

Ao analisar os trabalhos da Constituinte, Salum coloca o PSDB próximo do centro político. (5)

É aí que talvez esteja Alckmin, que estaria mais para um social-liberalismo de Franco Montoro do que para uma socialdemocracia de FHC.

Conservadorismo ou social-reformismo?

A atual coligação de Alckmin com os partidos do Centrão tirou essas agremiações de uma possível aliança com Bolsonaro, o que teria fortalecido ainda mais o candidato da direita autoritária.

Por outro lado, a força do Centrão no Congresso daria uma forte componente conservador e fisiológico a um possível governo Alckmin.

É pouco provável que partidos como PSDB, PPS e possíveis aliados como PSB, PDT e PV consigam  aumentar significativamente suas bancadas para servir de contraponto ao Centrão.

Direita x centro

De todo modo, Alckmin é reconhecido como democrata e bom articulador, qualidade necessária ao enfrentamento da crise.

Quanto ao republicanismo do PSDB, sua imagem foi tisnada pelas denúncias de corrupção contra tucanos como Aécio Neves.

Também a gestão Alckmin em SP, apesar de responsável com as contas públicas e de registrar avanços, teve dificuldades em algumas áreas como o ensino médio (6) e sofreu denúncias de irregularidades.

Porém, o grande problema do PSDB nesta campanha está no fato de setores à direita não se sentirem representadas pelo centrismo de Alckmin e dos tucanos.

Candidaturas como as de João Amoêdo e de Henrique Meirelles contribuíram para fracionar o bloco anti-petista, como também Bolsonaro conseguiu atrair o eleitorado conservador que desde 1994 votava no PSDB.

A radicalização política do país ao estabelecer polarizações parece não favorecer candidaturas ao centro. Não à toa tem sido estimulada principalmente pela campanha bolsonarista.

ANTERIORES:

1 - BOLSONARO É NAZISTA?

2 – HADDAD É COMUNISTA?
3- CIRO É ESQUERDISTA?
-->



PRÓXIMO TEXTO:

5- MARINA É COMUNISTA?


NOTAS

(1) O MDB reuniu em 1966 os remanescentes do PSD, PTB, PDC, PSB e dissidentes da UDN, partidos extintos em 1965, além do ilegal PCB. Nos anos 1990, com a saída de diversas alas para fundar outros partidos e com a morte de Ulysses Guimarães, o MDB passou a ser dominado por conservadores como o José Sarney.
(2) Socialdemocracia de terceira via é um caminho entre o liberalismo e a socialdemocracia clássica, segundo o sociólogo Anthony Giddens, principal formulador do Novo Trabalhismo adotado pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.
(3) O Brasil sob Cardoso: neoliberalismo e desenvolvimentismo
(4) Os paulistas PT e PSDB. Luiz Werneck Vianna:
As Ideias Socialistas no Brasil. Leandro Konder

Nenhum comentário:

Postar um comentário